Saiba como realizar a melhor campanha de Black Friday

Data sazonal aumenta fluxo de pessoas, potencializa as vendas e estreita o relacionamento com o cliente

O varejo brasileiro já começa a se preparar para a Black Friday, que neste ano cairá no dia 29 de novembro. A expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é de que as vendas deste ano cresçam 15% em relação a 2018.

A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos de até 80% em produtos de diversas categorias no varejo. A grande vantagem em participar da ação, para os clientes, é que eles podem aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de Natal.

Já para os varejistas, o dia das promoções é uma ótima oportunidade para que os estoques sejam esvaziados e para aumentar a receita, sobretudo em ano de restabelecimento de crise.

A adesão de lojas físicas às promoções aumentou no ano passado, com descontos durante toda a semana e não apenas na sexta, e esse fenômeno já esperado para 2019.

Um pesquisa encomendada pelo Google revela que, na decisão de compra, o preço é o item que mais pesa para 49% dos consumidores, seguido pela confiança na loja (27%), na marca (13%) e custo do frete (5%).

Veja a seguir, oito dicas de como realizar a melhor campanha de Black Friday na sua loja:

1. Ofereça descontos verdadeiros

O consumidor moderno preza a transparência com as empresas com as quais se relaciona. Fique atento e pratique sempre descontos reais e com o máximo possível de informações para satisfazer os consumidores e evitar reclamações.

 2. Prepare a logística

Esteja preparado para entregar tudo que você vender. Caso contrário, o Natal vai chegar e vai ficar tudo acumulado para depois. Se preciso, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.

 3. Prepare o estoque

Se você der grandes descontos, já deve saber que seu estoque vai girar. Então, não se esqueça de que você ainda precisa de produtos para o Natal. Fique atendo à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do estoque. Se preciso, faça isso com antecedência, planejando a média de venda.

 4. Realize um bom planejamento

Com preparação e planejamento, você consegue aproveitar a Black Friday para vender mais e melhor, sem prejudicar o relacionamento com os clientes ou as vendas de Natal.

 5. Faça promoções com produtos desejados

Não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Ofereça um bom desconto em alguns dos itens mais procurados. Isso ajudará a levar tráfego e certamente gerará venda das demais mercadorias da loja.

 6. Tenha foco no relacionamento

É importante saber que o foco da Black Friday é girar o estoque e estreitar o relacionamento. Os descontos são uma forma de chamar a atenção para aumentar o movimento da loja e as possibilidades de venda. Contudo, não se deve esquecer de incluir ações que ajudem a marca a estar mais próxima do cliente durante o processo.

7. Peça alguns dados do cliente

Relacione os descontos da Black Friday à condição de o cliente conceder dados sobre ele. No futuro, você poderá utilizar as informações de contato desse cliente para conhecer as preferências e necessidades dele e, consequentemente, fidelizá-lo.

8. Preocupe-se em fazer o cliente voltar

É muito ruim quando um cliente visita sua loja uma vez e não volta nunca mais, certo? Para evitar esse prejuízo, o melhor caminho é atendê-lo muito bem para que ele sinta vontade de voltar; e manter um contato frequente, durante o ano inteiro. Mas, além disso, deve-se dar um incentivo para que ele volte em outra oportunidade.