Perspectiva econômica para as perfumarias no Brasil

O Brasil passa por um momento de mudanças e a perspectiva econômica para as perfumarias é animadora. Saiba como acelerar o crescimento e o desenvolvimento do setor no País

O ano começou com altas expectativas de melhora da economia devido ao novo governo. Oito meses se passaram e essa grande melhora na perspectiva econômica ainda não aconteceu. Contudo, apesar da recuperação lenta, o mercado segue confiante. A salvação pode estar no pacote de medidas que serão colocadas em prática pelo governo a partir de setembro. Algumas delas são a liberação do saque de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a redução do preço do gás e a criação da Semana do Brasil, uma espécie de Black Friday nacional. Ela será um movimento integrado entre governo e iniciativa privada.

Todas essas medidas visam aquecer a economia em curto prazo, enquanto propostas mais sólidas e profundas, como as Reformas Tributária e Previdenciária não são aprovadas.

Dessa forma, algumas medidas são necessárias para garantir a continuidade do desenvolvimento e do crescimento das perfumarias. Veja a seguir:

  1. E-commerce

O termo não pode ser mais encarado como uma palavra difícil de uma realidade distante. “O crescimento no uso de tecnologias para os mais variados fins vem modificando a forma com que as pessoas se relacionam, acessam informações sobre produtos e serviços, a maneira com que buscam e compram, vem alterando até mesmo a forma com que as empresas realizam negócios”, comenta a diretora da Connect Shopper e consultora de varejo e shopper marketing, Fátima Merlin.

Não há como as perfumarias ficarem fora desta revolução digital já em curso. O canal está em crescimento e é preciso contar com ele. Isso significa pensar na utilização de Aplicativos (apps) para smartphone, desenvolvimento de site e criação de perfis nas redes sociais. Lembrando que todos esses canais devem estar devidamente integrados ao sistema de gestão da loja, para não haver divergências de preços.

  1. Empoderamento do consumidor

Ser dinâmico e atento às mudanças de cenário é uma exigência não só do cenário externo, mas também do consumidor. Atualmente, a concentração de mercado é crescente e quanto mais aumenta o número de perfumarias, mais cresce o poder de escolha do shopper, que ganha mais opções. Por isso, é imprescindível conhecer o cliente a fundo, ouvi-lo, entender quem ele é, o que quer e como se comporta. Com esse conhecimento, o varejista é capaz de criar um relacionamento nos diferentes pontos de contatos.

  1. Estoque enxuto

Diante do cenário atual, somado ao acirramento da concorrência e à queda significativa nas margens de lucro, o estoque deve ser cada vez mais enxuto e assertivo para reduzir custos. Contudo, sem impactar nas exigências de um consumidor seletivo e de uma indústria que inova constantemente.

Além disso, a ausência de tecnologia no momento da compra acaba fazendo com que a perfumaria tenha um estoque muitas vezes maior do que o necessário e com itens que não fazem parte da curva A ou B. O resultado é a perda de vendas, mesmo com um estoque cheio.

  1. Gerenciamento por Categorias

Uma vez que o estoque esteja bem controlado e assistido por ferramentas tecnológicas, o varejista pode voltar a atenção para como os produtos devem ser organizados na loja. Quando isso é feito com planejamento e métricas, é chamado de Gerenciamento por Categorias (GC). Em outras palavras, significa definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (cuidado com a pele, cuidado com o cabelo, higiene bucal, saúde, dores e febres, antigripais…) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios.

Os benefícios de se implementar o GC são inúmeros: maiores vendas, rentabilidade, redução de custos e da ruptura, melhoria no nível de estoque, retenção e fidelização do cliente e melhoria na relação comercial com os fornecedores. Ao ter maior controle sobre os resultados, provavelmente, ficará mais claro quais são as categorias que merecem maior destaque na loja e quais não são tão relevantes ao público da loja.

  1. Conhecer as novidades do setor

Outra oportunidade de crescimento é estar atento as novidades do setor e aumentar o conhecimento diante dos lançamentos. Isto é possível participando de eventos como a Beauty Fair, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de setembro, no Expo Center Norte, na capital paulista, com diversos workshops de negócios. A EBC Atacado de Cosméticos é sua parceira e está com seu estande de porta abertas para recebe-lo com vantagens exclusivas.