Os segredos para fidelização dos clientes

Consumidores fiéis se tornam verdadeiros embaixadores da sua marca. Mantê-los na base é mais vantajoso do que adquirir novos.

Fidelização é o ato de tornar clientes em pessoas leais ao produto, marca ou serviço. Ao comprar xampu todos os meses na mesma perfumaria, significa para aquela empresa, que o consumidor é um cliente fiel, que está satisfeito com a qualidade do serviço e que o preço está acessível.

A consultora especialista em varejo, Silvia Osso, diz que um cliente satisfeito tende a consumir mais e a divulgar a marca para toda uma rede de amigos. “Essa ‘propaganda’ é fundamental para o crescimento da empresa, já que muitos consumidores não compram antes de pedir recomendação a pessoas de sua confiança.”

Ações de fidelização mais comuns e eficientes no varejo brasileiro

1. Recompensa imediata: não são poucos os consumidores que desejam obter vantagens instantâneas em suas compras. À medida que compram, podem ganhar, por exemplo, um desodorante gratuito ou um voucher de desconto para a próxima compra.

2. Estímulo comportamental: recompensa dos clientes por atitudes saudáveis, vinculadas ao bem-estar, que eles colocam em prática, como beber mais água, corridas e caminhadas, por exemplo, faz com que os clientes acumulem pontos para ter desconto nas compras.

3. Tecnologia a favor da experiência: a tecnologia e a integração de elementos tecnológicos já fazem parte das iniciativas de marketing. Muitas vezes, ela é responsável não apenas pelo auxílio na fidelização, mas também por promover uma boa experiência para o cliente. Existem alguns Aplicativos (apps) em que o público pode fazer o pedido antes de chegar à loja.

4. Benefícios exclusivos para o cartão de fidelidade: pode-se gerar um desconto ou brinde grátis no dia do aniversário, acesso antecipado a lançamentos de produtos, acompanhamento do usuário e dos bônus acumulados no programa.

5. Acúmulo de pontos: a cada “X” reais em compras, o cliente ganha pontos. O acúmulo de pontos leva a vouchers de desconto para as próximas compras e outros benefícios, que crescem conforme o cliente avança de um nível para outro no programa.