Inverno pede que o sortimento seja revisto

Histórico de vendas do ano anterior ajuda a definir o que deve entrar e sair das gôndolas na nova estação

A mudança de clima provoca alterações nos padrões de consumo. Para o varejo, o inverno é uma das épocas de maior procura de produtos específicos, como os hidratantes e óleos corporais. O mais importante para se obter os lucros desejáveis é estar preparado para a demanda, conhecer seu consumidor, ouvir fornecedores e, principalmente, antecipar tendências. Vários fatores precisam ser pensados para a composição e apresentação do mix, sobretudo para que não haja perdas.

O histórico de vendas é importante para que o varejista tenha uma base de informações para ajudá-lo na tomada de decisão sobre o percentual de incremento do nível de estoque e do mix, pois geralmente ele já possui, no ponto de venda (PDV), os produtos que irão sofrer o aumento de demanda.

O consumidor deve ter a mão os produtos mais vendidos e procurados, com a exposição de itens complementares de maneira paralela, como forma de maximizar as vendas e o lucro por meio do aumento da cesta de compra do consumidor, destaca a diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e coordenadora acadêmica da Academia de Varejo, Patricia Cotti. Um erro muito comum dos varejistas é a exposição do que “se quer vender” e não do que “mais se procura”.

O mix de produtos varia sazonalmente para muitos varejistas, deve-se notar ao longo do tempo, a curva de vendas dos produtos e realizar um planejamento voltado à sua realidade. “Outro input importante de informações, está relacionado com a ruptura, mas não apenas de produtos que não estão disponíveis em estoque, como também aqueles que o consumidor procura e não faz parte do sortimento das lojas”, salienta o consultor da GS&AGR, Marcelo Menta.

A maneira mais eficiente de organizar corretamente o estabelecimento, de acordo com o especialista em Varejo do Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), Leandro Silva, é, primeiramente determinar o que é produto de consumo rápido e colocar isso no final da loja ao invés de colocar isso de forma muito acessível. Entenda que neste deslocamento (de ir ao fundo), aumenta-se as possibilidades do cliente acabar fazendo uma compra não intencional.

Veja a seguir os itens que não podem faltar nas gôndolas:

– Hidratantes corporais, faciais e labiais;

– Óleos corporais;

– Sabonetes líquidos com benefícios hidratantes;

– Cremes antirrugas, clareadores e antimanchas;

– Nutricosméticos;

– Tinturas e colorações com as cores mais pedidas na temporada de inverno, como castanho, cobre, vermelho, chocolate e preto.

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