Futuro do varejo de beleza exige tecnologia e personalização

Beauty Fair reuniu executivos e gestores do mercado de perfumaria para debater como qualificar e preparar o setor para os próximos anos

Jornada de compra personalizadas, bom entendimento do uso dados, novas tecnologias aplicadas ao ponto de venda (PDV), olhar apurado para modelos de negócios diferenciados e novos desafios para as lideranças.

Estes foram alguns dos tópicos intensamente discutidos no Pós-NRF Beauty Fair 2020, evento realizado no início de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os insights foram obtidos a partir da vivência da comitiva brasileira de empresários da área de perfumaria levada pela Beauty Fair à NRF Big Show, a maior feira de varejo do mundo.

Sob o comando do diretor geral da Beauty Fair, César Tsukuda, outros grandes especialistas em varejo, como Eduardo Terra, Grasiela Tesser e Julio Takano compartilharam algumas tendências. Acompanhe:

  1. AGILIDADE NOS NEGÓCIOS PELA TECNOLOGIA

Compreender e aplicar com eficiência as tecnologias passou a ser obrigação do dono do negócio. Os canais de e-commerce, por exemplo, já dominam o varejo em mercados internacionais e crescem de forma acelerada no Brasil.

  1. GERAÇÃO DE DADOS

O evento reforçou que personalizar é diferente de customizar. Personalização é entregar uma experiência de compra e de produtos especiais para cada consumidor. Neste aspecto, os dados são essenciais e precisam estar acessíveis para personalizar a compra.

  1. NOVO PAPEL DA LOJA FÍSICA

A loja física não vai morrer, mas passa a ser uma das etapas de consumo das pessoas. Experiências inovadoras no ambiente da loja geram engajamento e fidelização.

  1. EVOLUÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

A relação de negócio não se restringe mais a apenas vender para o consumidor. O empresário que quer se destacar no mercado precisa criar um ecossistema para criar soluções completas para o cliente.

  1. DESAFIOS DAS LIDERANÇAS

Executivos precisam buscar engajamento, disciplina e transformação por meio de cultura organizacional, resultados e fundamentos bem definidos e atenção para inovação, tecnologia e oportunidades de novos negócios.