Dia das Mães: uma data que deve ser bem explorada pelas perfumarias


Montar kits promocionais para o Dia das Mães é uma ação que gera lucratividade

São infinitas das oportunidades de vendas no comércio durante todo o ano, mas existem datas específicas que o lojista não pode perder a oportunidade em vendas por elas oferecida. Em maio, o Dia das Mães aquece o mercado com novidades das indústrias, atraindo o cliente para a loja. Planejar as ações promocionais é essencial para que as vendas movimentem o caixa, pois, de um modo geral, o consumidor está propenso a gastar mais, já que estará presenteando alguém muito especial.

Vale a pena observar alguns tópicos importantes, como preços promocionais, kits de produtos, layout diferenciado, decoração da loja, etc., com o objetivo principal de investir em algo maior para surpreender os clientes.

Para o Dia das Mães, que será comemorado no dia 12 de maio de 2019, comece com pelo menos 15 dias com antecedência para que toda a estrutura seja preparada para alcançar os níveis de conversão e tíquete médio esperados. De acordo com o consultor de empresas e fundador da Telos Resultados, Luiz Muniz, é preciso que o lojista elabore o orçamento da(s) loja(s) e defina as metas de faturamento e as diretrizes para alcançá-las.No fim de cada trimestre, é recomendado rever o orçamento para que o calendário promocional seja confirmado e, com isto, sejam definidas as ações específicas juntos aos fornecedores parceiros.

Veja, a seguir, algumas dicas de como montar kits promocionais para o Dia das Mães:

  • A margem de um dos produtos deve ser mais alta do que a média da categoria.
  • A comunicação com o cliente deve ser clara e objetiva, ressaltando os benefícios do produto e dos descontos.
  • Alinhe os bons fornecedores para conseguir o apoio deles para melhorar os produtos.
  • Cuidado ao precificar. O kit deve oferecer uma percepção de valor ao shopper, que deve perceber o benefício de comprar o kit e não os produtos separados.
  • Aproveite os programas de fidelidade/pontos, pois eles podem ajudar, principalmente, homens que frequentam sempre a mesma farmácia, seja ela próxima de sua casa ou trabalho.
  • Invista na embalagem. Ela faz toda diferença, impacta e valoriza o produto.
  • Saiba que os kits podem ser mistos, contemplando itens de higiene, perfumaria ou beleza, lembrando que o foco é no usuário, mas a disposição e apresentação impactantes devem ter o foco no shopper.
  • Para o Dia das Mães, produtos que estejam na mídia, em campanhas estreladas por celebridades, e sobretudo, aqueles que realçam a beleza das mulheres, são os que terem maior procura.

Fontes: sócia e head de Varejo da AGR Consultores, Giuliana Grinover; palestrante, consultor e especialista em vendas complexas e de alta performance, Cláudio Zanutim

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