Dez dicas para ter sucesso no calendário sazonal

Relação de datas importantes para o varejo brasileiro serve de guia para a atuação da equipe da perfumaria durante o ano todo

O calendário promocional – considerando datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday ou aniversário da loja, por exemplo – é o princípio de tudo. A partir dele, é possível desenhar como podem ser as ações durante o ano. A consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, confere, assim, dez dicas para ter sucesso com as ações sazonais. Acompanhe!

  1. Conheça o perfil do cliente

Identificar os clientes mais fiéis é fundamental para estimulá-los a dar uma passadinha na loja. Para os menos frequentes, vale desenvolver uma promoção ou um desconto mais expressivo.

  1. Preste atenção no estoque

Ao conhecer o perfil do cliente que frequenta a loja, é possível saber aquilo que mais o agrada e reforçar o estoque de determinados produtos com a devida antecedência.

  1. Utilize estratégias de marketing

A sugestão fica para apresentar as ofertas em duas etapas: antes da data (para reforçar o porfólio) e depois da data (para manter o relacionamento com os clientes).

  1. Crie ações promocionais

Elas são capazes de aumentar as vendas em até 100%. Mas, para isso, é necessário estabelecer um desconto ou condição especial que não comprometa a margem de lucro.

  1. Treine a equipe

É fundamental que o vendedor esteja sempre preparado para oferecer uma solução que agrade ao presenteado e que encante e fidelize o cliente.

  1. Faça uma medição dos resultados

É importante avaliar o Retorno sobre Investimento, a fim de identificar o quanto a empresa ganha ou perde com cada investimento feito nas campanhas.

  1. Prepare o estoque

Vale realizar o cálculo de giro (média do estoque dividido pelo volume de vendas) dos produtos em outros períodos do ano, para entender a vendagem na sazonalidade.

  1. Aposte no marketing sazonal É

Nesta etapa, o plano de comunicação deve identificar as estratégias on-line ( posts nas redes sociais, e-mail marketing…) e off-line (materiais de ponto de venda, tabloides, impressos…).

  1. Invista nos canais de venda on-line e off-line

E-commerces , marketplaces , aplicativos e lojas físicas devem ter estratégias específicas.

  1. Faça a gestão da logística

Não adianta preparar o PDV se o produto sofrer atrasos na entrega. Por isso, todo o processo de compra e logística deve acontecer com muita antecedência.