Conheça as categorias mais vendidas do verão

A temporada traz nova demanda. Consumidores pedem por produtos específicos para atravessar o período com a beleza garantida

As vendas nas perfumarias tendem a crescer no verão devido a diversos fatores, como férias e a própria estação quente, época em que a consumidora gasta mais em produtos para os cabelos e pele, uma vez que eles ficam mais expostos às agressões do sol, vento, água do mar e piscina.

Ponto favorável para essas lojas, que são destaque entre os artigos para cuidados pessoais e beleza. Mas para que o sucesso aconteça, os lojistas precisam estar atentos a esse movimento e dar destaque nas gôndolas para as categorias com apelo sazonal, como:

  • Protetor solar facial e corporal;
  • Loções pós-sol;
  • Cremes hidratantes;
  • Curativos;
  • Repelentes;
  • Loção barbeador;
  • Aparelho de barbear;
  • Depilatórios (lâminas, cremes e ceras);
  • Sabonetes;
  • Colônias;
  • Talcos;
  • Desodorantes;
  • Xampus e condicionadores;
  • Máscaras para tratamento capilar;
  • Tintura e coloração com as cores do verão.

“O layout não deve ser alterado, porque os clientes gostam de comprar em locais onde estão habituados e onde têm comodidade. Mas as pontas de gôndola, cestos ou caixas expositoras e o checkout precisam ser muito explorados com produtos da estação, bem sinalizados e, de preferência, com preços interessantes e ofertas atrativas, do tipo ‘leve três, pague dois’”, ensina a consultora especializada em varejo, Silvia Osso.

As perfumarias também podem optar por criar um ‘Espaço Verão’, sendo que o ideal é que seja executado um ponto extra/ilha em algum lugar da loja que tenha bastante visibilidade, com inovações e lançamentos, onde pode-se fazer uso do cross-merchandising. Existem algumas categorias que se adaptam muito bem a esse tipo de ação, como ampolas para tratamento capilar na gôndola de absorventes femininos; lâminas femininas na gôndola de xampu, etc.