Como fazer sua loja brilhar mais

Estratégias de marketing não faltam para atrair a atenção do consumidor, mas é preciso saber qual é a mais indicada para cada ocasião e produto.

Melhorar a rentabilidade e a produtividade com a ajuda do marketing é cada vez mais comum para varejistas brasileiros. No entanto, para que se alcance o resultado esperado, é importante conhecer bem o cliente para ofertar o que ele busca e não o que se quer vender.

Antes de qualquer ação, é preciso saber como aplicar melhor as ferramentas de marketing disponíveis, tendo como premissa básica que se trata de um convencimento diário. Apostar em campanhas diferenciadas é a base do relacionamento cliente-loja, pois será por meio delas que se identificarão a ligação estabelecida entre ambos e a propensão para compras futuras.

As ações estratégicas feitas nos pontos de venda (PDVs) são de suma importância e devem ser elaboradas e cumpridas com muito cuidado, já que como aponta o estudo feito anualmente pela Nielsen, A hora certa de ativar o shopper, aproximadamente 70% dos consumidores tomam a decisão de comprar um item na frente das gôndolas. Por essa razão, analisar como o cliente se comporta no PDV, como ele pensa e quais são os fatores que o influenciam no momento da compra é decisivo para tornar o PDV realmente atrativo e eficiente.

Entenda a função dos materiais mais utilizados pelo varejo

  • Displays: servem para destacar o produto e colocá-lo em evidência. Também são responsáveis por chamar a atenção do cliente, gerar impulso e dar suporte, com informações para a tomada de decisão.
  • Balcão ou bandeja para demonstração: usados para divulgação personalizada de produtos, por meio de promotoras de venda.
  • Bandeirolas: de modo geral, utilizadas para decorar e sinalizar eventos.
  • Cartazes de carrinho: ativam a lembrança do consumidor.
  • Cupons: são usados para oferecer descontos, brindes ou sorteios.
  • Faixa de gôndola: informam a presença de produto na prateleira.
  • Stopper/wobbler: bem atrativos, ficam encaixados nas pontas das prateleiras e podem ser percebidos a distância. De modo geral, são utilizados para informar as vantagens em se adquirir determinado produto.

Foto: Shutterstock