Automação auxilia na gestão de abastecimento

Independentemente do tamanho da loja, sistemas de automação são essenciais para o abastecimento correto

A área comercial da perfumaria deve sempre ficar atenta à sazonalidade, moda e lançamentos.

Uma atuação constante para acompanhar o movimento de compra do consumidor e a performance dos produtos do sortimento é primordial para garantir um resultado positivo.

O consultor de varejo que atua nas áreas de marketing, marcas próprias, comercial e operações, Marco Quintarelli diz que pelo menos a cada seus meses (salvo lançamentos), é preciso avaliar profundamente o sortimento da loja para ajustá-lo.

Segundo ele, uma forma de fazer isso pode ser via automação. “A automação é sempre necessária, independentemente do tamanho do negócio. “Atualmente, existem sistemas comerciais adequados para lojas que tenham somente um checkout. O que se deve atentar é que qualquer sistema precisa ser “alimentado” e acompanhado por profissionais treinados para isso, evitando erros de compras e abastecimento muito comuns ao negócio”.

Quintarelli diz ainda que os sistemas comerciais ajudam bastante o lojista em seu controle de compras e vendas. Porém, para aqueles que ainda não possuem um sistema que o ajude nesta gestão, o bom e velho controle manual de planilhas com históricos de vendas são essenciais para o acompanhamento. “A logística de picking (em português, separação e preparação de pedidos) pode ajudar esse empreendedor que possui pouco espaço ou tenha limitação de compra de grandes volumes”, aconselha.