10 passos para ter uma ótima performance na Black Friday

A data é a mais rentável para o varejo e comércio eletrônico. Especialistas têm grandes expectativas para esta edição

A Black Friday de 2020 promete movimentação superior à edição de 2019, que gerou R$ 3 bilhões para o País. Para ter uma excelente atuação, a plataforma de e-commerce e unidade de negócios do Grupo Locaweb, Tray, montou um plano que pode ajudar alavancar as vendas on-line da sua perfumaria e ter uma experiência de sucesso.

1.Planejamento

Tenha em mãos os dados dos anos anteriores e saiba o que foi mais requisitado, qual foi a porcentagem de vendas e qual foi a região que mais comprou no seu estabelecimento. Esse dado ajuda na organização da logística.

2.Estoque

Não adianta ter um grande estoque de produtos que ninguém quer. Por isso, é muito importante armazenar o que é necessário e o que tem maior saída. Assim, a margem de lucro vai ser mais assertiva.

3. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

É necessário ter diferentes canais para atender uma alta demanda no período da Black Friday. Além de Chatbot, também ofereça maior tempo de atendimento para os usuários.

4. Frete

Oferecer serviços de logística eficiente é crucial para que a compra seja concluída. Ter um alto custo de frete ou tempo grande para entrega pode deixar o consumidor desinteressado, fazendo-o optar pelo concorrente.

5. Marketplaces

Estar no maior número de marketplaces é essencial para seu e-commerce. Mas certifique-se em qual deles está seu público-alvo, e aposte na plataforma certa.

6. Conteúdo

Cada produto deve ter descrição completa e imagens de diversos ângulos, assim como medidas e modo de funcionamento. A falta de informações pode fazer o consumidor desistir da compra ou até mesmo de comprar no site.

7. Segurança

Não esqueça de ativar o ‘https’ da página de pagamento para que os dados do consumidor permaneçam em segurança. Esse selo também é identificado pelo Google, e assim, vai indexar o endereço nas páginas principais.

8. Transparência

O endereço virtual deve conter o maior número de dados sobre o estabelecimento, como CNPJ, história e contato. Se a loja está presente apenas nas redes sociais, ofereça o maior número de dados possível, juntamente com intermediadores confiáveis de pagamento.

9. Pagamento

Um dos motivos que também é responsável pelo abandono do carrinho é não oferecer opções de pagamento para o consumidor. Por isso, é importante que o site esteja integrado à uma plataforma completa de pagamentos.

10. Cupons

Uma das maneiras de fidelizar o consumidor, é oferecer meios para que ele se sinta valorizado e procure a loja, seja através de cupons personalizados, descontos enviados por e-mail marketing ou redes sociais.

“Como é possível observar, o sucesso da Black Friday não é marcado apenas com promoções, mas é um conjunto de estratégias e hábitos que precisam estar adaptados na loja virtual”, comenta o diretor-geral e fundador da Tray, Willians Marques.